O que é Glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular crônica que pode ser causada por múltiplos fatores e provoca lesões no nervo óptico (responsável por levar as imagens do olho até o cérebro) e perda progressiva do campo visual.

Nas suas fases iniciais, a doença é silenciosa, sem sintomas, o que retarda seu diagnóstico. O portador de glaucoma, se não tratado adequadamente, começa a perder a visão periférica (consegue enxergar bem os objetos à sua frente, mas não o que está nas laterais).

Nos estágios mais avançados da doença, a visão central também é atingida, podendo levar a cegueira irreversível. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de se evitar a perda da visão.

“Estima-se que 50% dos pacientes com glaucoma ainda não saibam que tem a doença”
“33% das pessoas que procuram pela primeira vez o setor de Glaucoma em um hospital público já apresentam cegueira em pelo menos um dos olhos!”

“O Glaucoma não possui cura mas sim controle para evitar a perda visual progressiva e a cegueira.”
“No mundo cerca de 330 pessoas ficam cegas diariamente por causa do Glaucoma”

Quais as causas do Glaucoma?

Na maioria dos casos, o surgimento do glaucoma é acompanhado do aumento da pressão ocular. Quando não tratada adequadamente, a pressão ocular elevada pode danificar o nervo óptico e levar a perda da visão periférica.

Encontra-se também casos em que pacientes não apresentam um aumento da pressão intraocular, são chamados de glaucoma de pressão normal.

O interior do olho contém um líquido (chamado de humor aquoso) em constante circulação. Este líquido é produzido constantemente, e não se acumula por que é escoado através de uma região denominada ângulo da câmara anterior. Quando este escoamento diminui, há um acúmulo desse líquido, que aumenta a pressão dentro do olho. O glaucoma ocorre quando essa pressão danifica o nervo óptico, prejudicando o envio dos estímulos visuais ao cérebro.

Quais os Sintomas do Glaucoma?

Em geral o glaucoma não apresenta sintomas. Por isso você deve consultar regularmente seu oftalmologista que fará diversos exames, como: fundo de olho, medida da pressão intraocular e exame de campo visual.

Importante: consulte seu oftalmologista periodicamente, e faça a prevenção do glaucoma!

Conheça os tipos de glaucoma

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.